5 dicas imperdíveis para melhorar sua imagem pessoal

Sabe aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Resumidamente, é sobre isso que se trata o termo imagem pessoal. O seu vestuário, a forma que você trata seus colegas de trabalho e, até mesmo, o seu humor serão analisados minuciosamente pelas pessoas ao seu redor.

Manter uma boa imagem pessoal (tanto para a vida profissional quanto para a vida particular) significa cuidar da sua fachada, e isso requer muito mais que os tópicos superficiais citados acima. Mínimos detalhes, como transparecer sua autoestima através de sorrisos sinceros e calorosos devem ser levados em consideração.

Quer saber como transmitir uma boa imagem pessoal? Então fique atento às dicas a seguir!

5 dicas imperdíveis para melhorar sua imagem pessoal

1. Aposte no seu sorriso

O sorriso é o ápice da boa educação, afinal, de nada adianta ser cordial e manter o rosto fechado, não é mesmo? Ao sorrir e mostrar confiança no que faz, as pessoas perceberão que você faz o seu trabalho com satisfação, ou então que está interessado em manter uma boa conversa.

Como dissemos, a imagem pessoal é a sua fachada, a sua embalagem. Você frequentaria um restaurante sujo? Compraria um produto sem rótulo? Pois bem, é assim que você vai ser avaliado por terceiros, portanto, trate de parecer o mais receptivo possível. Atraia as pessoas com sorrisos e elas serão contagiadas por sua alegria.

2. Saiba o que você deseja transmitir através da sua imagem pessoal

Antes de saber como transmitir a sua imagem é preciso saber qual a imagem que você deseja passar. Então, é importantíssimo que você saiba quais são as suas metas. O que você almeja alcançar? Quem você quer atingir? Quem é o seu público e como ele é?

Por exemplo, se você é um homem de negócios de nada adianta manter uma pose leve e descontraída, por outro lado, se você for um corretor de imóveis, é essencial saber agir com bom humor. Enquanto em alguns casos sorrir é essencial e ajuda a chamar a atenção para o trabalho que você está realizando, em outros casos ser sorridente demais pode parecer sinônimo de descompromisso.

Então antes de decidir como agir de agora em diante, é preciso saber como trabalhar a sua imagem. Conheça as suas necessidades e adapte-se da melhor forma para atendê-las.

3. Cuide da sua aparência

Infelizmente ou felizmente, somos julgados o tempo todo por nossa aparência. Antes de conhecer melhor a índole de alguém, nós já fazemos todo um julgamento superficial sobre a pessoa.

Veja bem, não me refiro somente à forma como você se veste, pois manter uma boa aparência vai muito além disso! Não vista roupas sujas ou rasgadas, esteja sempre com os cabelos, barba ou maquiagem alinhados, não exagere nos acessórios, enfim, atente-se aos detalhes.

4. Respeite o dress code

A vestimenta, por ser um assunto importantíssimo, merece um tópico especialmente dedicado a ela.

Cada local de trabalho possui um dress code que deve ser respeitado à risca. Estar vestido com desleixo em um lugar formal é tão embaraçoso quanto vestir-se com requinte para ambientes descontraídos.

A roupa é uma das partes mais importantes da imagem pessoal. Se você sabe qual mensagem deseja passar e com quem pretende se relacionar, fica fácil ajustá-la à ocasião.

Não tente ser inovador, tampouco tente chamar a atenção por meio de suas roupas. Preste atenção em como os seus colegas se vestem e tente assimilar-se a eles, caso contrário você pode acabar sendo o centro dos olhares e comentários negativos.

5. Separe o pessoal do profissional

Não deixe que a sua personalidade interfira no seu lado profissional e vice-versa. Tenha isso em mente: eu, enquanto pessoa, sou totalmente diferente do meu “eu” profissional.

Pode ser que, dentro do seu ambiente de trabalho, seja necessário manter uma conduta que foge totalmente da sua personalidade. Você não precisa se transformar em outra pessoa por causa do seu trabalho, apenas saiba distinguir os ambientes.

Quando perceber que as relações dentro do trabalho estão ficando íntimas demais, quando seus colegas estranharem seu comportamento, saiba que é hora de rever a sua postura e sua imagem pessoal.

Gostou das minhas dicas? Quer saber mais sobre imagem pessoal e comportamento? Então convido você, leitor, a acompanhar o conteúdo do meu blog pessoal.

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Comments (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This