5 dicas de motivação para seu time ter mais sucesso!

5 dicas de motivação para seu time ter mais sucesso!

Um bom gestor é mais do que um chefe. Gerenciar uma equipe não é tão simples quanto muitos julgam. Um bom gestor é mais do que um chefe: é alguém que conhece cada um de seus colaboradores e entende a diferença entre eles. É também aquele que sabe reconhecer que o empenho do time é fundamental para o crescimento do negócio.

Por isso é tão importante manter uma equipe motivada, sem necessariamente ter que usar de muitos recursos financeiros para isso. É possível construir um time de funcionários engajados implementando medidas no dia a dia, que influenciam diretamente a qualidade de trabalho e a produtividade.

Abaixo listamos dicas de motivação para você começar a usar ainda hoje para gerar novos resultados com a sua equipe. Confira!

5 dicas de motivação para seu time ter mais sucesso!

Preste atenção à postura

Assuma a postura de um mentor, alguém que é próximo ao colaborador, mas que ainda assim delega atividades e metas. Deixe claro para seu funcionário que o trabalho dele está sendo supervisionado, mas que você está aberto a novas ideias e sugestões.

Falando nisso, incentivar a equipe a dar feedbacks é algo muito válido para manter todos motivados. O funcionário precisa saber que tem espaço para isso e que sua visão será levada em conta.

Ofereça treinamento constante

É importante que seus funcionários estejam sempre por dentro das mudanças e atualizações da empresa. E, mais do que isso, que conheçam os objetivos e metas da organização.

Uma ótima alternativa é oferecer cursos, mesmo que sejam de baixo custo. O importante é que os treinamentos auxiliem os colaboradores a obter novos conhecimentos. Outra opção é presentear a equipe com livros que você julga interessantes para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Motive

Se os seus colaboradores não enxergarem oportunidades e perspectivas de crescimento na empresa, muito provavelmente ficarão desmotivados. Por isso, motive sua equipe a buscar qualificações, tanto intelectual quanto tecnicamente. Novos conhecimentos trazem uma boa ambição e a vontade de continuar aprendendo e evoluindo na carreira.

Ofereça diferenciais

Uma forma de influenciar positivamente a rotina dos funcionários é oferecer parcerias entre a sua empresa e outros estabelecimentos, como restaurantes, academia, bares, escolas de idioma, postos de gasolina, entre outros. Se for possível, você pode trocar benefícios com os parceiros, oferecendo algo aos funcionários destes estabelecimentos. Assim, a parceria se torna até mais barata.

Saiba reconhecer

Fazer reuniões só pra relatar problemas ou situações difíceis certamente não motiva ninguém. Reúna sua equipe para mostrar que sabe reconhecer o trabalho dela. Deixe clara a importância da participação dos funcionários na empresa.

Quer um exemplo? Se sua equipe realizou algo incrível, que parecia inalcançável, por que não mostrar que você é grato pela dedicação e empenho de todos? Ofereça um almoço ou happy hour para o seu time! Outra opção é presentear com chocolates, afinal, quem não gosta? Se o momento for de contenção de gastos, você pode fazer um comunicado a todos da empresa, contando a meta que sua equipe atingiu.

Manter uma equipe motivada pode dar trabalho e exigir do gestor bastante esforço, principalmente no início da implementação de novas técnicas. Mas certamente o retorno que uma equipe incentivada dá à empresa é muito superior. Com essas dicas de motivação que listamos acima, sua equipe tem tudo pra decolar.

Você já implementou alguma das dicas anteriormente? Conte nos comentários como você mantém seu time engajado!

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This