Quando somos escolhidos para viagens de negócio, o primeiro passo para que elas sejam bem-sucedidas é o seu planejamento: passagens, o hotel que hospedaremos (caso seja uma estadia mais longa), a confirmação se a data coincide com algum evento importante da cidade destino, dentre outros pontos importantes. No entanto, mesmo com todas as precauções, podemos nos deparar com alguns imprevistos.

No post de hoje, separei alguns problemas que podem acontecer durante essas viagens, principalmente quando o deslocamento é feito com frequência. Confira, também, algumas dicas para lidar com essas situações inesperadas! Vamos lá?! 

4 imprevistos que podem ocorrer em viagens de negócio e o que fazer

1. Bagagens extraviadas

Já me deparei muitas vezes com relatos de pessoas que se desesperaram porque suas bagagens foram extraviadas. O erro fatal é deixar nelas todo o material necessário para aqueles dias de viagem.

Para driblar os inconvenientes de uma bagagem extraviada, separe seus itens mais importantes e os coloque na bagagem de mão. Você deve incluir os remédios mais usados, seus documentos (identidade, passaporte, tickets), objetos de higiene pessoal, cabos e carregadores dos seus celulares, tablets e computadores, e ao menos uma muda de roupa para que você esteja apresentável em uma reunião importante.

2. Gafes pela cultura local diferente

Quando a viagem é para o exterior, precisamos nos atentar aos modos e comportamentos daquelas pessoas. Se cometermos uma gafe, o ideal é pedir desculpas para que a situação não comprometa o objetivo da viagem.

Para evitar esse constrangimento, é sempre bom pesquisar sobre a cultura local. A África e Ásia, por exemplo, possuem costumes bem diversificados.

Estudando sobre esses assuntos e dominando as divergências, você demonstra profissionalismo e respeito. E ainda fica longe das gafes, é claro!

3. Voo cancelado

Infelizmente, esse imprevisto não é nada raro de acontecer. O voo do passageiro pode ser cancelado por diversos motivos: condições climáticas, excesso de tráfego aéreo, manutenção não programada da aeronave, dentre outros problemas.

Caso você vivencie esse tipo de transtorno e tenha uma reunião nas próximas horas, coloque os outros participantes cientes desse imprevisto. Mas, para tentar evitar essa experiência, pesquise o histórico de atrasos e cancelamento do seu trajeto de voo. Além disso, opte pelas empresas que possuem o maior de número de viagens nessa data para uma possível remarcação.

4. Esquecer algo importante para as viagens de negócio

Algo muito comum nessas viagens é deixar para trás objetos essenciais: o carregador do celular/tablet em que está toda sua agenda ou uma roupa específica para determinado evento ou jantar.

Por isso, tenha anotado em uma agenda física todos os endereços e números importantes que você necessitará durante esses dias, além de fazer um checklist de tudo que você vai precisar levar para não se esquecer de nada.

Imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa. O que vai te diferenciar, é saber lidar com eles para contornar a situação e fazer com que suas viagens de negócio cumpram com a finalidade, trazendo sucesso para você e/ou sua empresa.

Com essas dicas podemos evitar que algumas situações ocorram, fazendo com que a viagem seja produtiva, tranquila e sem sustos.

Agora que você já sabe como lidar com alguns dos problemas que podem acontecer em viagens de negócio, que tal se aprofundar mais sobre etiqueta nas viagens corporativas? Afinal, precisamos estar atentos a diversos pontos para que a imagem da nossa empresa seja bem representada.

Rachel Jordan

Rachel Jordan é uma referência no mercado brasileiro de Consultoria de Imagem e Comportamento. Presidente da Associação Internacional de Consultores de Imagem (AICI) Chapter Brasil, Rachel ministra cursos, oficinas e workshops por todo o Brasil e também cursos online. É colunista de moda da revista Claudia, colaboradora de sites de comportamento e tem um canal no Youtube, o Falando de Estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *