4 dicas para manter o cabelo apropriado no ambiente de trabalho

4 dicas para manter o cabelo apropriado no ambiente de trabalho

Para compor uma imagem pessoal positiva, não é só o cuidado com a roupa que deve ser observado. O cabelo também é um elemento importante na sua aparência, especialmente quando você está na companhia de colegas, chefes ou clientes. Mas como é possível estar em dia com o cabelo no ambiente de trabalho? 

Sei que nem sempre é fácil identificar penteados ou cortes que, além de serem adequados, deixam você bonita e confiante. Por isso, separei algumas dicas para que o seu cabelo esteja sempre apropriado para o trabalho. Ah, lembrando que, nessas horas, vale também pedir a ajuda de um profissional qualificado, para lhe oferecer uma consultoria personalizada.

4 dicas para manter o cabelo apropriado no ambiente de trabalho

1. Opte pelo rabo de cavalo ou coque, dois coringas

Com esses dois, não tem erro. Se você trabalha em um ambiente formal, o coque é mais indicado por trazer um ar de elegância. Prenda os fios com grampos da mesma cor do seu cabelo e procure não usar tantos acessórios, para ele ficar mais básico e clássico. Lembre que você está no trabalho, então é preciso ser prática. Para o rabo de cavalo, amarre o cabelo do meio da cabeça para baixo. 

2. Use outros penteados bacanas

Não há problema em usar os cabelos soltos no trabalho. Nesse caso, é importante mantê-los sempre limpos e com corte, sem pontas duplas evidentes. Caso o seu local de trabalho seja informal e você queria optar por um look mais despojado, tranças são uma boa opção. Vale também usar o cabelo meio preso, mas tome cuidado para o penteado não ficar “colegial”. Assim como no coque, use grampos discretos e da mesma cor dos seus fios.

3. Valorize os cabelos cacheados

Ao contrário do que muita gente acha, você não precisa alisar o cabelo para “parecer” mais arrumada. Essa ideia é preconceituosa, porque parte do pressuposto de que um cabelo crespo ou cacheado não é formal o bastante nem bonito. Então, encaracoladas, liberem seus cachos! O importante, como qualquer tipo de cabelo, é mantê-los sempre limpos e cheirosos.

4. Observe o que nunca se faz com o cabelo no ambiente de trabalho

O cuidado que temos com a roupa também vale para os cabelos. E não custa nada evitarmos alguns erros em nome da nossa imagem pessoal, não é mesmo? Abaixo, selecionei uma listinha básica de regras para você ficar de olho na hora de arrumar suas madeixas. Confira:

  • evite usar as famosas “piranhas”, pois elas deixam o cabelo com a aparência de pouco arrumado, especialmente quando começam a cair ou escorregar pelos fios;
  • mantenha a raiz sempre retocada, especialmente se você faz luzes ou mechas muito claras, que se destacam, ou tem cabelos brancos. Deixar a raiz sem retoque pode parecer desleixo;
  • preste atenção ao nível de formalidade do seu escritório ou empresa. Isso talvez seja o mais importante. É difícil, por exemplo, você trabalhar em um escritório de advocacia e decidir pintar o cabelo de azul;
  • evite usar acessórios com temática infantil, como presilhas muito coloridas ou grampos exagerados.

Ao seguir todas essas recomendações, você conseguirá reforçar ainda mais a sua imagem profissional e saberá como usar seu cabelo no ambiente de trabalho. Por isso, não perca tempo e mostre para todos o quanto você cuida bem da sua aparência!

Gostou das minhas dicas para estar com o cabelo sempre em dia no ambiente de trabalho? Então baixe o meu e-book sobre os cinco conhecimentos que vão impulsionar o seu crescimento profissional! Até a próxima!

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

Comments (5)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This