11 aspectos importantes para construir a harmonia no ambiente de trabalho

11 aspectos importantes para construir a harmonia no ambiente de trabalho

Por mais que os diversos avanços tecnológicos tenham facilitado a vida de todos nós, ainda são as relações interpessoais que ditam as coisas. Quando abordamos questões profissionais, essa máxima continua valendo. Afinal de contas, manter a harmonia no ambiente de trabalho consiste em algo primordial para o bom rendimento coletivo.

Citando o caso de uma empresa, por exemplo, é muito importante que cada colaborador sinta que tem destaque na engrenagem corporativa. Se os funcionários demonstram se sentir bem diariamente, a produtividade tende a subir de modo considerável. Trata-se, na verdade, de uma via de mão dupla, pois o indivíduo vive melhor quando trabalha alegre.

Para quem atua em setores responsáveis pelo cuidado com a equipe, conservar a harmonia no ambiente nem sempre figura como tarefa simples. Entretanto, não há motivos para preocupação. Neste texto, trago as 11 melhores dicas para que você e seu time garantam um relacionamento satisfatório e propício à evolução constante. Confira!

1. Evitar fofocas

Intrigas e papos infundados a respeito de outras pessoas, principalmente colegas, claramente passam longe de qualquer ambiente harmônico. É vital tomar cuidado para não cair em armadilhas e continuar focado em manter a convivência agradável entre todos os colaboradores.

Sabe quando aquela história bombástica cai no seu ouvido? Pois mesmo que internamente o desejo seja ficar por dentro de tudo, procure cortar o diálogo pela raiz. Assim você já coloca um ponto final na história e mostra que fofocas não devem fazer parte do dia a dia corporativo.

2. Construir a cultura do feedback

Qualquer um de nós já recebeu vários elogios e críticas nessa vida, verdade? No aspecto profissional, chama-se essa série de opiniões de feedback. Para manter a harmonia no ambiente de trabalho, portanto, é fundamental criar uma cultura do feedback, incentivando a busca pelo crescimento contínuo.

Não vamos mentir: adoramos ser elogiados! Lembre-se disso e, sempre que um funcionário realizar uma tarefa notável ou superar os próprios limites, torne pública sua satisfação e felicidade pelo bom desempenho dele. O contrário, é claro, também precisa acontecer.

Ao criticar, porém, tome cuidado para ser delicado e tente explicar o que houve de errado e o que poderia ser feito de diferente. Listar opções práticas e plausíveis ajuda no processo de evolução pessoal. Assim, na próxima situação semelhante o colaborador tende a agir do jeito certo. Um detalhe: procure promover essas conversas em particular!

3. Estimular o crescimento em conjunto

Independentemente da empresa e do número de colaboradores, todos os funcionários têm qualidades, talentos e experiências únicas. Observando sob um ponto de vista mais amplo, o ideal é tirar o máximo de cada um para que, no fim das contas, o resultado do esforço coletivo seja o desejado.

Ainda batendo nessa tecla, jamais esqueça que a evolução individual beneficia o conjunto. Portanto, o crescimento dos colegas também é o seu próprio avanço. Fazendo uma ligação ao conceito de feedback, exposto acima, reconheça o trabalho dos que estão ao seu redor sempre que perceber melhorias.

O apoio mútuo entre dois trabalhadores de uma mesma companhia fortalece os lados interpessoais e impacta de maneira direta no processo de criação de um ambiente harmônico.

4. Promover treinamentos coletivos

Não existe sucesso sem preparação. Dando sequência à lógica das dicas que tenho trazido até aqui, é hora de falar sobre treinamentos coletivos. O investimento em ações voltadas à capacitação da equipe deve figurar entre as prioridades de qualquer organização ambiciosa e séria.

É evidente que um colaborador atualizado a respeito das tendências da área de atuação e qualificado para transformar teoria em prática tende a render melhor. O próprio funcionário, inclusive, nota a atenção dada pela empresa com relação ao seu avanço pessoal, algo que contribui para a evolução.

Cursos, dinâmicas em grupo e atividades de autoconhecimento consistem em ótimos exemplos. Tudo isso ajuda a formar indivíduos autônomos, responsáveis e cientes da importância de prezar pela harmonia no ambiente corporativo.

5. Valorizar ideias

Em um ambiente agradável de trabalho, todos os funcionários precisam se sentir à vontade para compartilhar ideias. Quando alguém propõe determinada sugestão interessante sob a ótica corporativa, merece a devida valorização. Assim, estimula-se a confiança não só do profissional em questão, mas também dos colegas.

Periodicamente, uma alternativa válida consiste em coletar diferentes projetos elaborados por colaboradores. As melhores ideias podem ganhar premiações, mesmo que simbólicas. O importante, acima de tudo, é incentivar o pensamento fora da caixa e a atividade criativa diariamente.

6. Celebrar conquistas e datas comemorativas

Tudo que uma empresa alcança é fruto dos esforços dos funcionários, certo? Portanto, nada mais justo que promover celebrações tendo eles como protagonistas. Trata-se de uma maneira de confraternizar, descontrair o clima e harmonizar o ambiente nas jornadas seguintes de trabalho.

Além do cumprimento de metas corporativas, datas especiais também merecem comemoração. Afinal de contas, são excelentes momentos para integrar a equipe e estreitar as relações interpessoais. Desde Dia dos Pais e das Mães até o Natal, passando pela Páscoa, procure organizar pequenas celebrações em grupo.

Desse modo, cada funcionário sente o lado mais humano dos colegas. Atrás de qualquer trabalhador existe um pai, uma mãe, uma filha, uma irmã ou um tio. Valorizando aspectos como esse, o relacionamento profissional passa a se dar de forma mais próxima e, no fim das contas, eficiente.

7. Oferecer benefícios

Em um dos tópicos anteriores, mencionamos a importância da chamada cultura do feedback, lembra? Todos nós gostamos de receber elogios verbais, mas o melhor mesmo é ver o trabalho diferenciado se transformar em uma vantagem oriunda do bom rendimento.

Bonificações extras conforme se cumprem objetivos, flexibilidade nas jornadas segundo a demanda, eventuais folgas sem desconto financeiro para resolução de problemas particulares e inclusive viagens a turismo bancadas pela empresa são ótimas dicas nesse sentido.

Todos esses benefícios elevam o astral do colaborador e o deixam mais satisfeito como funcionário da empresa. O resultado tende a ser um profissional apto a render muito melhor a serviço da companhia, elevando as possibilidades de alcance dos resultados desejados.

8. Elaborar planos de carreira

A perspectiva de um futuro cada vez melhor é o que move muitas pessoas. Buscar motivação no que vem pela frente costuma atuar como combustível, e uma maneira inteligente de aproveitar isso é criando planos de carreira para os funcionários.

Se os membros da equipe sabem que um bom rendimento pode fazê-los ver o salário crescer alguns meses depois, o foco tende a aumentar. A produtividade de um profissional com plano de carreira geralmente é maior, pois ele já pensa nos próximos anos e passa longe da zona de conforto.

9. Ser educado, alegre e empático

No final das contas, quem define a harmonia de determinado local são os indivíduos. Portanto, esta dica é fundamental: seja educado, alegre e empático com os colegas a todo momento, independentemente da sua situação profissional ou pessoal.

A educação figura como primeiro passo para evitar que o clima no ambiente corporativo vire pesado ou desmotivador. Sendo assim, valorize gestos como um cumprimento de bom dia e um mero agradecimento por algo simples. Pequenas práticas têm impacto maior do que podemos imaginar.

Além disso, procure se colocar no lugar do outro em qualquer caso. A empatia é uma qualidade que influencia fortemente na relação interpessoal, mostrando compaixão. Não deixe, também, de manifestar o bom humor: sorria, faça brincadeiras leves e ajude a tornar o trabalho mais fluido e criativo, sem conflitos ou estresse.

10. Distribuir tarefas corretamente

A organização dentro da companhia é fator crucial para manter todos rendendo a pleno vapor e motivados diariamente. Para não deixar o nível de produtividade cair, dividir tarefas conforme as peculiaridades técnicas de cada um figura como prática muito importante.

Assim, impede-se a sobrecarga para alguns e falta de desafios para outros. Inserir todos os funcionários no modus operandi é vital para engajá-los e aproveitar os recursos humanos pelos quais a empresa paga.

11. Contar com o apoio de uma consultoria

auxílio profissional especializado sempre consiste em uma boa alternativa. Quando falamos sobre harmonia no ambiente de trabalho, não é diferente. O comportamento individual e a imagem exercem interferência direta nos relacionamentos a nível pessoal e profissional, exigindo a devida atenção.

Objetividade, segurança, confiança e capacidade para se relacionar são fundamentais, e uma consultoria de qualidade oferece todos esses elementos para quem investe. No trabalho, se há consonância comportamental e compreensão das tarefas de cada um, a empresa fica muito mais perto de alcançar os objetivos a curto, médio e longo prazo.

Considerando as dicas que apresentei ao longo do texto, você percebe a relevância da harmonia no ambiente de trabalho? Trata-se de um aspecto primordial no sentido de otimizar a produtividade e garantir bons resultados mensalmente.

Como consultora, asseguro a você que, na chamada ”Era do Comportamento”, ter sucesso não engloba apenas conhecimentos técnicos, mas também saber se apresentar como empresa. Meu trabalho ajuda a formar pessoas que buscam transmitir credibilidade por meio de gestos, ações e vestimentas apropriadas, entre outras coisas.

E aí, gostou do texto com as sugestões que preparei especialmente para você? Para finalizar, aproveito e deixo um convite: entre em contato comigo agora mesmo e saiba como posso auxiliar de verdade! Aguardo seu chamado!

Rachel Jordan é especializada em Imagem, Comportamento e Protocolos Internacionais. Instrutora e palestrante, executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano.

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